Germinação
A Craibeira pode ser classificada como fotoblástica neutra à 25 ºC, com percentagem média de germinação alta, variando de 88 a 98 %. A temperatura ótima de germinação é de 35 ºC e a mínima de 20 ºC. A temperatura máxima para germinação na ausência de luz é 40 ºC, .
Armazenamento de sementes
As sementes da Craibeira são ortodoxas, mantendo a viabilidade natural por até 3 meses em sala e por até 9 meses em vidro fechado. Em câmara fria o armazenamento pode ficar em temperaturas entre 10°C e 13 °C (CAMPINHOS JR. e IKEMORI, 1983). Dependendo das embalagens utilizadas no armazenamento, a viabilidade das sementes pode ser mantida por até 120 dias, com altos percentuais de germinação, variando de 88 a 97%.
Sanidade das sementes
De acordo com Carvalho (2003), uma espécie praga para a Craibeira é o coleóptero Cydianerus bohemani, da família Curculionoideae e alguns coleópteros da família Chrysomellidae. Zidko (2002), ao estudar no município de Piracicaba a associação de coleópteros em espécies arbóreas, verificou em indivíduos de Craibeira a presença de insetos adultos da espécie Sitophilus linearis da família de coleópteros, Curculionidae, em estruturas reprodutivas.
Referências
- DURIGAN, G.; NOGUEIRA, J. C. B. Recomposição de matas ciliares. IF Série Registros, n. 4, p. 1-14, 1990.
- LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Ed. Plantarium, 1992. 352p.
- LONGHI, R.A. Livro das árvores: árvores e arvoretas do Sul. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 1995. 176p.