Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Projeto Caatinga

Equipe responsável por desenvolver as pesquisas com microrganismos no Projeto Caatinga (2019).

Dentro do Projeto Caatinga uma equipe é responsável por desenvolver trabalhos com microrganismos que, quando associados às plantas, auxiliam no seu desenvolvimento. A equipe de Microbiologia trabalha desenvolvendo pesquisas para avaliar a resposta das plantas nativas à inoculação de bactérias e fungos benéficos.

Os trabalhos da Microbiologia consistem na coleta de nódulos em raízes de espécies nativas, isolamento dos rizóbios, produção de inóculo, caracterização morfofisiológica dos rizóbios isolados, manutanção de um banco de micorrizas, avaliação da colonização micorrízica nas raízes e a condução de ensaios para avaliar a resposta das plantas nativas às inoculações com rizóbios (isolados das próprias espécies nativas), produtos comerciais biológicos à base de rizóbio recomendados para as culturas Soja e Feijão, e a inoculação micorrízica.

Outra atividade desenvolvida pela equipe é a avaliação sanitária de sementes das espécies nativas da Caatinga, coletadas de matrizes e do solo, com o objetivo de identificar os microrganismos mais incidentes nas sementes da Caatinga. Adicionalmente, também são realizados testes de germinação com aplicação de produtos químicos e biológicos para controle destes microrganismos em sementes.

Conheça nossas atividades dentro de cada área:

13 de agosto de 2018. Visualizações: 1106. Última modificação: 19/08/2021 12:30:03