Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Projeto Caatinga

Porte, forma da copa, cor e hábito de crescimento

Classificada como árvore e arbusto de acordo com a Flora do Brasil (2018) alcançando de 3 a 6m. Copa rala e globosa com folhas de um tom mais escuro de verde.

Características vegetativas

  • Caule e casca

Caule rugoso com espinhos retos. Casca (Figura 01) fina, com pouca aspereza e de coloração cinza amarronzada com estrias avermelhadas e lenticelas amareladas (SILVA et al.,2011).

Ritidoma da Jurema-de-embira.

  • Folhas

Disposição das folhas (filotaxia) de modo alterno, folhas bipinadas (Figura 02) com dois a quatro pares de pinas e 15 a 22 pares de folíolos por pina (SILVA et al.,2011).

Folhas da Jurema-de-embira.

  • Flor e inflorescência

Flores brancas a creme, pequenas, sésseis e monóicas (Figura 03). Possui Inflorescência axilar em forma de espiga e pedúnculo curto(SILVA et al.,2011).

Inflorescência da Jurema-de-embira.

  • Fruto

Frutos secos, craspédio não estipitado, de superfície reticulada e ondulada, glabro (Figura 04) (CORDULA; MORIN; ALVES, 2014).

Fruto de Jurema-de-embira.

  • Semente e síndrome de dispersão

Sementes pleurogramáticas, com o pleurograma apical-basal. Região hilar subterminal, funículo filiforme e longo. Embrião axial, invaginado ou criptorradicular com eixo hipocótilo-radícula reto e plúmula indiferenciada. Síndrome de dispersão geralmente autocórica (CORDULA; MORIN; ALVES, 2014).

Foto de Natália Isabel Lopes Quirino / Sementes de Jurema de embira.

 

Referências

  1. CORDULA, E.; MORIN, M. P.; ALVES, M. Morfologia de frutos e sementes de Fabaceae ocorrentes em uma área prioritária para a conservação da Caatinga em Pernambuco, Brasil. Rodriguésia, Rio de janeiro, v. 65, n.2. 2014.
  2. SILVA, L.B. et al. Estudo comparativo da madeira de Mimosa ophthalmocentra Mart. ex Benth e Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. (Fabaceae-mimosoideae) na Caatinga nordestina. Acta Bot. Bras., Feira de Santana, vol.25, n.2. Apr./June. 2011.
  3. Flora do Brasil 2018 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/ >. Acesso em: 30 Mar. 2018.
30 de maio de 2018. Visualizações: 5929. Última modificação: 01/10/2021 11:51:24