O Projeto Caatinga possui uma equipe responsável pelo acompanhamento fenológico de indivíduos arbóreos de 15 espécies nativas do bioma Caatinga. A fenologia estuda os eventos biológicos que se repetem ao longo do ano e que resumem o ciclo de vida das plantas. Tais eventos são chamados de fenofases: floração, frutificação, desfolhamento e brotação. O acompanhamento fenológico de espécies arbóreas, que deve ser realizado por no mínimo 1 ano, possibilita a identificação (ocorrência) e a quantificação (intensidade) das fenofases permitindo assim um melhor entendimento dos processos que ocorrem na comunidade florestal.
O produto de acompanhamentos fenológicos são os calendários fenológicos que permitem, por exemplo, planejar atividades de coleta de sementes para produção de mudas.
A coleta de dados em campo segue o seguinte protocolo:
- Visitas a campo para determinação dos indivíduos a serem acompanhados, tendo como critério de escolha, árvores vigorosas;
- Escolha de 10 indivíduos por espécie;
- Sistematização dos indivíduos utilizando distância “mínima” de 20m um do outro.
- Coleta de dados primários de cada indivíduo:
- Localização com o auxílio de um Sistema de Posicionamento Global (GPS);
- Diâmetro a altura do solo (DAS – medido 30 cm acima do solo);
- Altura total (Ht); e
- Área de copa (Ac).
- Marcação das árvores selecionadas com fitas de cor bem visível em meio à vegetação;
- Coleta de dados fenológicos:
- Escolha de dois galhos, com o auxílio de uma bússola, referente a cada ponto cardeal (Norte, Sul, Leste e Oeste), em que um galho estará disposto na parte inferior da copa e o outro na parte superior da copa, sendo sua escolha de forma aleatória;
- Observações quinzenais (organizar cronograma);
- Fenofases observadas: Floração, frutificação, desfolhamento e brotação;
- Critério na coleta de dados das fenofases Floração e frutificação serão os mesmos, onde haverá a contagem em relação à quantidade real, para cada galho selecionado (uso de binóculo para flores pequenas ou localizadas em galhos altos), referente a cada evento fenológico.
- Critério na coleta de dados das fenofases desfolhamento e brotação baseados na intensidade do evento fenológico, expressa em porcentagem (subjetivo).
- Uso de formulários específicos.