Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Projeto Caatinga

Descrição sumária

O Feijão bravo, planta forrageira componente do bioma Caatinga, principalmente na região Semi-árida, possui porte arbustivo e folhas perenes.

Indivíduo adulto de Feijão bravo

Nomenclatura científica

Conhecido cientificamente como Capparis flexuosa (L.), a espécie, que pertence à família Capparaceae já foi conhecida pelo nome Cynophalla flexuosa (L.) J. Presl.

Nomes comuns

Popularmente a espécies recebe os nomes Feijão-Bravo e Feijão-de-boi.

 Importância cultural/econômica

A espécie pode ser usada na restauração de solos salinizados, fornecendo também forragem e madeira.

Importância ecológica

É muito resistente à seca, ao vento e tem alta tolerância a salinidade. Portanto, muito importante na regeneração natural em áreas de caatinga. Cresce em meia sombra ou pleno sol. Madeira usada para estacas, uso medicinal, na restauração florestal e como planta forrageira.

Fenologia

Planta sempre verde com sua floração da segunda metade até o final da estação seca (setembro). Apresenta frutos maduros no final da estação chuvosa (março/abril).

Distribuição geográfica

Ocorre do México ao sul da Flórida, da América Central até o norte da América do sul. No Brasil, além da Caatinga, ocorre no Pará, Minas Gerais e São Paulo.

Referencias

MAIA, Gerda Nickel et al. Caatinga: árvores arbustos e suas utilidades. 2012.

SOARES, José Givaldo Góes. Avaliação do feijão bravo (Capparis flexuosa L.) em condições de cultivo para produção de forragem. Embrapa Semiárido-Comunicado Técnico (INFOTECA-E), 1989.

14 de maio de 2020. Visualizações: 516. Última modificação: 15/06/2020 03:11:02