Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Projeto Caatinga

Capacidade de crescimento

Para obtenção de sementes, a colheita dos frutos deve ocorrer logo que iniciarem a abertura espontânea, retirando diretamente da árvore quando apresentarem coloração de marrom a preta, ou recolhê-los do chão, após a queda. Para facilitar a quebra manual para retirada das sementes, levá-los ao sol para secar após coletado (CARVALHO, 2007). Segundo Moraes Neto et al (2001), mudas de mutamba apresentaram melhor desenvolvimento do diâmetro do colo, crescimento em altura e concentração de nutrientes na parte aérea quando produzidas a pleno sol e a 40% de luz. Possuem rápido desenvolvimento e entre quatro a cinco meses após a semeadura, as mudas atingem porte adequado para plantio no local definitivo (CARVALHO, 2007; LORENZI, 1992).

 O Projeto Caatinga realizou experimentos com Guazuma ulmifolia, entre eles Gomes et al. (2019), que avaliando o tempo de permanência em viveiro e parâmetros não destrutivos para seleção de mudas produzidas sob diferentes dosagens de nutrientes orgânicos e minerais, concluíram que para produção de mudas de mutamba, apenas o enriquecimento do substrato com composto orgânico proporciona resultados satisfatórios, como a redução do tempo de permanência das mudas no viveiro, minimização de custos e aptidão para plantio, tendo como parâmetro de avaliação o comprimento da parte aérea e o índice de robustez. Aos 42 dias de experimentação, as mudas produzidas com nutrientes orgânicos estavam em média aptas ao plantio definitivo em campo, adotando como critério altura de 25 cm e diâmetro do coleto de 3 mm, enquanto as mudas dos tratamentos utilizando micronutrientes quelatizados (EDTA) e superfostato simples não alcançaram altura satisfatória aos 113 dias de experimentação.

Foto de Natália Isabel Lopes Quirino / Experimento de produção de mudas em viveiro.

 

Foto de Natália Isabel Lopes Quirino / Muda de Mutamba em experimento de campo.

REFERÊNCIAS

CARVALHO, P. E. R. Mutamba – Guazuma ulmifolia. Circular Técnica, 141, Embrapa Florestas, 2007, 1-13 p.

 LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 1. ed.  Nova Odessa, SP: Editora Plantarum, 1992. 327 p.

GOMES, E. D. S.; QUIRINO, N. I. L.; DOMBROSKI, J. L. D.; SILVA, J. P.; NETO, F. A. N. Correlação entre parâmetros não destrutivos e Índice de Qualidade de Dickson para mudas de Guazuma ulmifolia Lam. (Mutamba) em resposta à adubação orgânica e mineral. In: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFERSA, 25, 2019, Mossoró. Anais, Mossoró: 52 p.

MORAES NETO, S. P.; GONÇALVES, J. L. M.; TAKAKI, M. Produção de mudas de seis espécies arbóreas, que ocorrem nos domínios da floresta atlântica, com diferentes substratos de cultivo e níveis de luminosidade. Revista Árvore, Viçosa, v. 2

17 de agosto de 2020. Visualizações: 927. Última modificação: 01/10/2021 11:57:33