Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Projeto Caatinga


Reportagem exibida no Bom Dia RN (InterTV Cabugi) no dia 17/06/2019:

Clique aqui para acessar o Caatinga 360°


Projeto da Ufersa lança página que permite observar e ouvir a caatinga de forma virtual

Assecom UFERSA

O Projeto Caatinga, desenvolvido pela Ufersa em parceria com a Petrobras, lançou esta semana, durante a programação do Congresso Nordestino de Engenharia Florestal, o dispositivo “Caatinga 360”. A plataforma virtual, disponível no portal Ufersa, oferece ao visitante um passeio pela caatinga brasileira mostrando as suas características durante os períodos de seca e de chuva no sertão. Na página, o visitante pode clicar no ícone do sol e observar um sertão cinzento e de galhos. Já clicando no ícone da nuvem, aparece a mesma área só que de uma forma diferente… CONTINUAR LENDO


 

 

 

 

Petrobras utiliza realidade virtual para monitoramento e educação ambiental

Qualquer pessoa já pode caminhar por trilhas no meio da Caatinga e da Mata Atlântica sem sair de casa.

Já é possível proporcionar a sensação de presença em trilhas no meio da caatinga e da mata atlântica, através de recursos gráficos 3D, imagens 360 graus e drones. No mês do meio ambiente, celebrado em junho, a Petrobras proporciona essa experiência graças aos projetos desenvolvidos ou apoiados pela empresa para a utilização de realidade virtual para preservação e reflorestamento de biomas. Esse ambiente pode ser acessado não só por técnicos que o utilizam como ferramenta de trabalho, mas também pela população em geral, no sentido de agregar conhecimento e estimular a educação ambiental. A Petrobras investe em projetos e ações para ampliar o conhecimento, conservação e recuperação da biodiversidade.

O Caatinga 360 (https://projetocaatinga.ufersa.edu.br/caatinga-360/) é uma plataforma digital multimídia que permite ao usuário acesso a uma visita imersiva, virtual e interativa em três tipos de vegetação conservados do Bioma Caatinga na Região do Oeste Potiguar, em dois períodos distintos (seco e chuvoso). O sistema foi criado para propiciar uma alternativa não presencial de comparação de área preservada a ser utilizada no monitoramento de áreas em processo de recuperação ambiental. Além disso, permite o acesso virtual a áreas preservadas, que tradicionalmente possuem acesso presencial dificultado e uso bastante restrito. A ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Fundação Guimarães Duque (FGD) e a Empresa Mapeio Inovação e Tecnologia.

De acordo com o Diretor de Transformação Digital e Inovação, Nicolas Simone, “a tecnologia é uma grande aliada na aproximação das pessoas com o meio ambiente, transpondo barreiras físicas, permitindo visitas virtuais em lugares de difícil acesso e despertando em todos a importância da preservação. Por meio de iniciativas como essas, a Petrobras reforça seus compromissos com a sustentabilidade, desenvolvendo projetos socioambientais que geram impacto transformador para a Companhia e para a sociedade”.

Já o Projeto Guapiaçu (https://www.projetoguapiacu.com/) lançou o tour virtual pela Reserva Ecológica de Guapiaçu, no município de Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O passeio permite que os visitantes realizem trilha pela Mata Atlântica, com direito a guia especializado e diversas informações sobre fauna, flora e tudo o que faz parte deste bioma. Mesmo de casa, quem estiver no trajeto virtual ouvirá os sons da mata e de seus habitantes, principalmente os pássaros. Com o patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, o projeto já atingiu mais de 26 mil pessoas com atividades de educação ambiental e restaurou 160 hectares de áreas degradadas, com o plantio de 300 mil mudas de espécies nativas. Os projetos socioambientais da Petrobras são selecionados de forma transparente e geram impacto transformador.

Fonte: http://www.agenciapetrobras.com.br/Materia/ExibirMateria?p_materia=983627

 

Realidade virtual faz pessoas andarem por trilhas da Caatinga

Plataforma dá ao visitante oportunidade ver a mudança da vegetação

Tecnologia desenvolvida pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes) para preservação e reflorestamento de biomas utiliza realidade virtual para o monitoramento dessas áreas recuperadas pela empresa no país e também para educação ambiental. A região da Caatinga, no estado do Rio Grande do Norte, foi escolhida como protótipo para aplicação da tecnologia e agora, com o lançamento do projeto na dimensão 360 graus, a Petrobras abre a possibilidade de pesquisadores e técnicos utilizarem a tecnologia como ferramenta de trabalho e, para as pessoas interessadas, dá oportunidade de caminharem por trilhas no meio da Caatinga sem precisar sair de suas casas, estimulando a educação ambiental. Tudo isso por meio de recursos gráficos, drones e imagens em 360 graus.

O engenheiro de meio ambiente do Cenpes, Frederico Santos Machado, disse hoje (28) à Agência Brasil que a Caatinga é um ecossistema particular, que apresenta diferenças nos períodos distintos de seca e chuva. “A diferença é impressionante”. A plataforma digital multimídia Caatinga 360 dá ao visitante a oportunidade de ver a mudança da vegetação nos períodos de seca e úmido, o que ressalta a importância da chuva para aquele ecossistema. Segundo Machado, o Caatinga 360 permite que o monitoramento das áreas seja feito de maneira eficaz, com menos custos e sem riscos de acidentes. “É mais eficaz que um relatório”, salientou.

Inspeção

A cobertura da copa das árvores ajuda os técnicos da Petrobras a detectar se a recuperação daquela área está sendo positiva. “Se (a copa) estiver muito fechada, a recuperação está indo bem”, explicou Machado. “Essa tecnologia permite fazer a inspeção do ambiente e pode avaliar aspectos técnicos da vegetação. Ver se aquela vegetação que a Petrobras está recuperando está indo bem ou não, se precisa de alguma correção”, acentuou o engenheiro.

Machado destacou que a tecnologia foi criada com objetivo de auxiliar a Petrobras no monitoramento das áreas que estão sendo recuperadas, sem necessidade de visitas presenciais e sem trazer riscos às equipes. “O Caatinga seria como um protótipo mais voltado para a questão ambiental. O Caatinga é mais técnico”, afirmou o engenheiro de meio ambiente do Cenpes. O projeto foi desenvolvido pelo Cenpes, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Fundação Guimarães Duque (FGD) e a Empresa Mapeio Inovação e Tecnologia, contratada pela universidade.

O Caatinga 360 permite acesso a uma visita virtual e interativa em três tipos de vegetação conservados do Bioma Caatinga, na região do oeste do Rio Grande do Norte, além do acesso virtual a áreas preservadas que, tradicionalmente, possuem acesso difícil e restrito. A tecnologia do Cenpes foi apresentada à Petrobras e já começou a ser aplicada a projetos patrocinados pela companhia, por orientação da área de Responsabilidade Social da empresa.

Mata Atlântica

O primeiro projeto de educação ambiental aprovado para receber a tecnologia 360 graus foi o Projeto Guapiaçu, que faz uma visita virtual pela Reserva Ecológica de Guapiaçu, localizada no município de Cachoeiras de Macacu, região metropolitana do Rio de Janeiro, onde os visitantes podem realizar trilhas pela Mata Atlântica, de suas casas.

Frederico Machado ressaltou que no Projeto Guapiaçu os visitantes têm direito a guia especializado e obtêm diversas informações sobre fauna e flora desse bioma, podendo ouvir, inclusive, sons dos pássaros que habitam a região. Com o patrocínio da Petrobras, o projeto já atingiu mais de 26 mil pessoas com atividades de educação ambiental e restaurou 160 hectares de áreas degradadas, com o plantio de 300 mil mudas de espécies nativas.

Segundo informou Frederico Machado, a ideia é dar continuidade ao projeto, gerando tecnologias que possam ser aplicadas a outros sistemas da biodiversidade, como o Cerrado e a Floresta Amazônica, entre outros, e também na recuperação ambiental de áreas de atuação da companhia. A ferramenta desenvolvida pelo Cenpes é inovadora, observou o engenheiro de meio ambiente. Outros projetos patrocinados pela Programa Petrobras Socioambiental poderão ser contemplados pela nova tecnologia.

Para o diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, Nicolas Simone, “a tecnologia é uma grande aliada na aproximação das pessoas com o meio ambiente, transpondo barreiras físicas, permitindo visitas virtuais em lugares de difícil acesso e despertando em todos a importância da preservação”.

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-06/tecnologia-do-cenpes-faz-pessoas-andarem-por-trilhas-da-caatinga

Iniciativas ambientais promovem roteiros virtuais por biomas

Entre os projetos desenvolvidos está o Caatinga 360

Publicado em 28/06/2021 – 22:12 Por Fabiana Sampaio, da Rádio Nacional – Rio de Janeiro

 

A realidade virtual tem oferecido experiências que por um tempo ficaram distantes durante a pandemia ou mesmo vivências únicas. Já é possível, por exemplo, caminhar por trilhas no meio da Caatinga ou da Mata Atlântica sem sair de casa, graças a recursos gráficos que projetam imagens em 3 dimensões e 360 graus. Neste mês do meio ambiente, dois projetos desenvolvidos e apoiados pela  Petrobras usa a realidade virtual  na preservação e reflorestamento de biomas e oferece a oportunidade de usuários visitarem essas áreas. Os  ambientes podem ser acessados não apenas  por técnicos, que o utilizam como ferramenta de trabalho, mas também pela população em geral. Entre os projetos desenvolvidos está o  Caatinga 360, uma plataforma digital multimídia que possibilita ao usuário  uma visita imersiva, virtual e interativa em três tipos de vegetação do Bioma na Região do Oeste Potiguar, e em dois períodos distintos, seco e chuvoso. Outra iniciativa nesse sentido, é o projeto Guapiaçu, que oferece um tour virtual pela Reserva Ecológica de Guapiaçu, no município de Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O passeio permite que os visitantes realizem trilha pela Mata Atlântica, com direito a guia especializado e diversas informações sobre fauna, flora e tudo o que faz parte deste bioma. E a sensação é de que o visitante está de fato dentro da floresta. É possível ouvir  os sons da mata e de seus habitantes, principalmente os pássaros. Frederico Machado, engenheiro ambiental do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras, a plataforma foi desenvolvida, destaca que conhecer a caatinga pode ser surpreendente. Com a plataforma também é possível acessar áreas preservadas, que tradicionalmente possuem acesso presencial dificultado e uso bastante restrito. O projeto Caatinga 360 foi desenvolvido pela Petrobrás  em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido, a Fundação Guimarães Duque e a Empresa Mapeio Inovação e Tecnologia. Para fazer a visita virtual, basta acessar o site projetocaatinga.ufersa.edu.br. Já a visita à  Mata Atlântica pode ser encontrada no site projetoguapiacu.com.

Edição: Raquel Mariano e Luiz Cláudio Ferreira

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2021-06/iniciativas-ambientais-promovem-roteiros-virtuais-por-biomas

9 de maio de 2019. Visualizações: 2675. Última modificação: 19/07/2021 15:00:47