Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Projeto Caatinga

Porte, forma da copa, cor e hábito de crescimento

Trata-se de uma espécie arbórea, dotada de espinhos e comportamento decíduo, ou seja, perda de folhas durante o período mais seco do ano. As árvores maiores atingem dimensões próximas a 15 m de altura e 80 cm de diâmetro à altura do peito, medido a 1,30 m do solo, na idade adulta.

Características vegetativas

  • Caule e casca

O tronco é reto a levemente tortuoso, podendo, juntamente com os ramos ser aculeados. O fuste é geralmente curto, medindo até 5 m de comprimento. A ramificação é dicotômica, com a copa ampla, aberta e arredondada (RAMALHO, 2008). A casca possui até 25 mm de espessura.

 

Foto de Natália Isabel Lopes Quirino / Tronco de indivíduo de Mulungu.

Foto de Natália Isabel Lopes Quirino / Detalhe da casca do Mulungu

 

Foto de Natália Isabel Lopes Quirino / Acúleos no tronco do Mulungu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Folhas

As folhas são compostas trifoliadas, sustentadas por pecíolo de 6 a 14 cm de comprimento. Os folíolos são orbiculares de consistência cartácea, de cor verde mais clara revestida por densa pilosidade feltrosa, medindo de 6 a 12 cm de comprimento por 5 a 14 cm de largura.

Foto de Natália Isabel Lopes Quirino / Folha composta trifoliolada do Mulungu.

  • Flor e inflorescência

As inflorescências ocorrem em fascículos axilares, medindo de 12 a 20 cm de comprimento, com três flores (RAMALHO, 2008). As flores apresentam vexilo alaranjado ou vermelho-rutilante, com lâmina quase orbicular e cálice espatáceo.

Flor de indivíduo de Mulungu.

  • Fruto e Semente

É um legume curvo, de ápices e bases agudas, internamente não-septado, com 1 a 3 sementes, sendo estas bicolores, denominadas miméticas, de coloração vermelho-escura e vermelho-alaranjada. São também subquadrangulares ou oblongas, com um hilo curto de posição mediana (RAMALHO, 2008).

Foto de Natália Isabel Lopes Quirino / Sementes de Mulungu

Foto de Natália Isabel Lopes Quirino / Fruto aberto de mulungu dispersando sementes.

Referências

  1. RAMALHO, P. E. C. Espécies arbóreas brasileiras. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Colombo: Embrapa Florestas, 2008. v. 3.
10 de dezembro de 2018. Visualizações: 5561. Última modificação: 01/10/2021 11:54:58